Sustentabilidade
Home > A Pousada > Sustentabilidade
Melhor utilização dos recursos naturais e coleta seletiva!

Filosofia e Características do Empreendimento

C

om uma proposta familiar temos uma grande preocupação com todos os detalhes que movem esta pousada, como os serviços, as instalações, a limpeza, as melhorias, as manutenções e a conservação do ambiente em que esta inserida. A equipe é selecionada com muito rigor, treinada e capacitada dentro de nossos conceitos de sustentabilidade. Pessoas da comunidade fazem parte integral de nosso time, onde mais da metade delas está conosco desde a inauguração. Em seu trabalho, a pousada busca maneiras de contribuir cultural, econômica e socialmente com as comunidades locais, apoiando os comerciantes da região, os trabalhos sociais, a preservação da cultura local e ainda atua para a preservação dos espaços naturais onde esta inserida.

Dentro deste contexto, possibilitamos àqueles que se hospedam aqui a oportunidade de vivenciar este conceito, estimulando de forma racional o contato com a natureza prezando sempre pela alegria de viver.
Sustentabilidade da Pousada Vila Tamarindo em Florianopolis na Praia do Campeche

Política de Trabalho

O

O Empreendimento Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge está comprometido com os Princípios do Turismo Sustentável e estabelece sua política de sustentabilidade, visando promover a melhoria contínua das suas operações de forma a:

  • Estar comprometida em atender às legislações e outros requisitos e aplicáveis aos aspectos e impactos da sustentabilidade;
  • Gerenciar corretamente os resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e garantir a gestão adequada dos recursos naturais, nomeadamente, água e energia;
  • Incentivar a formação e a participação dos seus clientes, com vista a melhorar a qualidade dos serviços prestados e estimular o seu comprometimento para com as questões ambientais e sócio-culturais, assim como obter resultados financeiros que permitem a sustentabilidade econômica a médio e longo prazo;
  • Incentivar o desenvolvimento e a participação das comunidades vizinhas, fornecedores e prestadores de serviços de modo a promover o desenvolvimento econômico e social da região;
  • Procurar atender às expectativas de outras partes interessadas quanto ao desempenho sócio-cultural e ambiental do empreendimento;
  • Divulgar a política junto aos clientes, funcionários, comunidade local, fornecedores e prestadores de serviços, associações locais, demais partes interessadas e ao público em geral de forma que a mesma seja compreendida e implementada.

Projeto Arquitetônico, Econômico, Social e Ambiental

O conceito de sustentabilidade foi a base de desenvolvimento de todo o projeto da Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge.

O

projeto arquitetônico da pousada priorizou atingir a máxima eficiência térmica. As unidades habitacionais foram todas projetadas com ventilação cruzada, direcionadas para sentido norte/sul, onde a ocorrência destes ventos correspondem a 98% dos ventos da praia do Campeche, onde estamos inseridos. As aberturas das unidades habitacionais também foram posicionadas frente ao norte, maximizando a iluminação das áreas internas das acomodações. As unidades habitacionais do andar superior foram projetadas com pé direito duplo, proporcionando maior conforto térmico natural.

Também dentro do projeto arquitetônico, horizontalizamos e dividimos as edificações em 05 blocos distintos, distribuídos de forma harmônica pelo terreno, para minimizar o impacto visual e integrar o projeto ao meio em que está inserido.

A iluminação das áreas externas, comuns e jardins são munidos de lâmpadas eletrônicas com fotocélulas e sensores de movimento. Dentro das unidades habitacionais as lâmpadas eletrônicas também fazem parte da maioria dos ambientes, não sendo utilizados somente onde haverá prejuízo da parte estética.

Pretendemos implementar em toda pousada, lâmpadas de LED. Para isto estamos fazendo alguns testes em nossa piscina e recepção. Apesar de serem comprovadamente mais econômicas, ainda não temos certeza quanto a durabilidade. Aguardamos também a redução do custo das mesmas, ainda muito alto, para a substituição.

Inserimos o conceito de frigobar central. As unidades habitacionais possuem o frigobar, porém os mesmos ficam desligados, podendo ser acionados pelos hóspedes se assim o desejarem. Todas as bebidas estão armazenadas em uma única geladeira na recepção.

Trabalhamos com compostagem, que é a transformação de matéria orgânica em adubo. Este procedimento é mais natural e reduz e/ou isenta a utilização de adubos químicos no solo.

Nosso projeto inicial optava por manter o aquecimento elétrico de nossos chuveiros em detrimento ao aquecimento solar. Ainda em dúvida, optamos pelo elétrico. Hoje já se sabe que a escolha foi correta em termos de sustentabilidade. A nossa região, por ser mais fria e com um turismo sazonal de verão, a aplicação do chuveiro elétrico é muito mais econômica, pois no verão onde a taxa de ocupação é alta, o chuveiro é usado com carga mínima. Já no inverno, caso tivéssemos optado pelo aquecimento solar, precisaríamos manter toda a água aquecida com o auxílio elétrico, sendo que haveria um grande desperdício uma vez que durante os 06 meses de baixa temporada (período frio) é comum ter apenas 01 suíte ocupada por muitos dias (as vezes ficamos dias sem ninguém). Além disto, o chuveiro elétrico economiza água em razão de sua vazão ser menor. Para as unidades de padrão superior, como a Suíte Master Romântica e o Chalé Luxo Privado, a opção foi feita através do aquecimento a gás, cujo consumo se da através do uso.

O trabalho de conscientização dos funcionários, clientes, fornecedores e da comunidade é constante.

Por se tratar de um ECO LODGE, seus clientes já sabem que o lado da sustentabilidade será realçado durante suas estadias. Painéis comunicando a política de sustentabilidade, as ações, etc… estão amplamente espalhadas pela pousada. As trocas de toalhas são efetivadas a cada dois dias e de lençóis a cada quatro dias, controlando assim a emissão de efluentes.

A coleta seletiva do lixo é utilizada tanto pelos funcionários como pelos hóspedes que, além de uma área externa comum para a seleção do lixo, possuem em seus quartos a possibilidade de seleção dos mesmos. Uma área para depósito de todo o lixo reciclável foi criada, possibilitando o fácil acesso a sua coleta pela comunidade interessada em coletar este tipo de lixo.

O café da manhã caseiro, feito com produtos regionais da época, feitos com receitas familiares tradicionais e receitas locais, que valorizam os costumes da região. Os produtos são adquiridos totalmente de fornecedores locais, desenvolvidos pela pousada e cuja escolha entre outros fatores se deu por estarem engajados no conceito de sustentabilidade. Os alimentos industrializados utilizados em nossa cozinha, são adquiridos em embalagens de maior volume de alimentos, gerando assim uma menor produção de lixo.

Os treinamentos e a conscientização dos funcionários são constantes. Cursos, palestras, e reuniões fazem parte do trabalho que visa capacitá-los a entender, divulgar e praticar o conceito de sustentabilidade. O reflexo deste aprendizado é levado para fora do espaço de trabalho, promovendo a disseminação deste conceito em seus lares e consequentemente na comunidade.

Dentro do conceito social, apoiamos entidades beneficentes como a APAE e a SEOVE (lar dos velhinhos). Desenvolvemos dois programas sociais de apoio à comunidade: ARTE SUAVE e CASA CANEMBA. Além disto, damos apoio a artistas locais (todos os quadros da pousada foram feitos por artistas locais).

Também contribuímos mensalmente para o Grupo Amigos da Sopa que faz semanalmente todas as Terças na praça XV de Novembro a distribuição de sopa para os moradores de rua de Florianópolis.

Apoio e participação em diversos sites e publicações que trabalham para a preservação de nosso planeta VAMOS MUDAR ESSA CLIMA?”,ECOHOSPEDAGEM, The Eco-travel Handbook, Ecoviagem, EcoLíder do TripAdvisor (em desenvolvimento).

Desenvolvemos, treinamos e nos certificamos em programas contra a exploração sexual de crianças ou outro tipo qualquer de exploração sexual dentro do turismo.

Através destas ações buscamos atingir nossos objetivos de sustentabilidade, conscientizando nossos hóspedes e funcionários sobre o valor da vida e da preservação do planeta.

Buscamos assim colocar em prática o que há de melhor no conceito de hospedagem, para que os aqui freqüentam façam desta pousada seu lugar de descanso, paz e renovação.

É o nosso prazer é recebê-los!

Translate »