Observação de Baleias
Um dos espetáculos mais bonitos dos mares brasileiros
Observação de Baleias

Entre os meses de Junho e Novembro, acontece um dos espetáculos mais bonitos dos mares brasileiros em Florianópolis. A presença das baleias francas na costa catarinense encanta estudiosos e leigos, adultos e crianças.

Durante este período é possível avistar estes animais subindo a costa em busca de águas mais quentes para reprodução e amamentação dos filhotes. Não é raro nos depararmos com a fêmea e o filhote nadando lado a lado, fazendo evoluções e soltando esguichos para a platéia maravilhada.

Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo as baleias francas foram caçadas pelo homem no litoral catarinense. O óleo destes animais era utilizado para iluminação e uso em construção de casas e igrejas. A última “armação” – local onde se preparavam as embarcações para a caça às baleias – foi extinta em 1973 no município de Imbituba.

pousada-vila-tamarindo-turismo-de-aventura-florianopolis-baleias

Hoje em dia os barcos não levam mais arpões ou redes, mas pessoas “armadas” com máquinas fotográficas e binóculos para observarem melhor o balé das baleias francas. Protegidas pela Lei Federal 7643/87 e pela Portaria Ibama 117/96 estes mamíferos passeiam livres por águas catarinenses.

A Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge oferece a oportunidade única de observação de baleias em seu habitat natural. Os passeios para observação serão realizados conforme informações dos pesquisadores do Projeto Baleia Franca, que monitoram o comportamento das baleias francas no litoral catarinense.

Tempo de duração: 1 a 3 horas

O que levar:

  • Água, protetor solar, lanche (frutas), boné, agasalhos (cores claras), roupas de banho, toalha, máquina fotográfica, óculos de sol, binóculos (ideal 10 x 50);
  • Utilize roupas simples e tênis confortáveis.
  • Saídas sujeitas às condições do mar.
Solicite sua reserva

Trilhas/Trekking
Praias
Vôo Livre
Projeto sócio-cultural de cerâmica
Translate »