Observação de Pássaros
As mais belas aves da ilha, num passeio mágico na Lagoa do Perí.
Observação de Pássaros

O Brasil é um dos países mais ricos em espécies de pássaros do mundo. São mais de 1.700 espécies identificadas. Nos últimos 20 anos foram descobertas aqui mais que em qualquer outra parte do mundo, novas espécies de pássaros. Venha viver com a gente esta emoção!

São 4 roteiros mágicos pela ilha e pelo estado de Santa Catarina. Em alguns deles será possível observar aves raras, endêmicas à região sul do Brasil, tais como o pedreiro (Cinclodes pabsti), o bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris) e a maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi).

Roteiro turístico – Você terá a oportunidade de observar as mais belas aves da ilha, num passeio mágico na Lagoa do Perí, com duração média de 4 horas A observação pode ser feita em canoas ou caminhando por trilhas.

Roteiro observador iniciante2 dias – Ilha de Florianópolis. Em 02 dias iremos observar todas as micro regiões da ilha e suas espécies. Áreas úmidas e manguezais, matas de planície, áreas costeiras e Floresta Atlântica de encosta. Entre as espécies observadas estão: Tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons), Pequeno ninhal de garças e socós, , canário-do-brejo (Emberizoides ypiranganus), saíra-sapucaia (Tangara peruviana), entre outros. Aves marinhas costeiras, patos, dragãozinho (Pseudoleistes virescens). Diversas aves florestais, incluindo especialistas de sub-bosque, de copa, gaviões, aracuãs (Ortalis guttata), beija-flores, tucanos (Ramphastos dicolorus e Ramphastos vitellinus), gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), tangará-dançador (Chiroxiphia caudata). Observação de várias espécies de maçaricos, fragata, atobá, gaivotas, trinta-réis e outras aves de área costeira e manguezal, entre eles saracura-matraca (Rallus longirostris) e sargento (Agelasticus thilius).

pousada-vila-tamarindo-turismo-de-aventura-florianopolis-passaros-2

Roteiro observador profissional I4 dias – Ilha de Florianópolis e Serra do Tabuleiro (Baixada do Maciambú e São Bomifácio ou Rancho Queimado) Inclui as atividades do roteiro observador iniciante para os 02 primeiros dias. Terceiro dia, iremos ao Parque Estadual Serra do Tabuleiro, na Baixada do Maciambú com campos úmidos, banhados, restingas e matas de planície. No quarto dia iremos a São Bonifácio ou Rancho Queimado, para a observação de Floresta Atlântica de encosta, mata de Araucária, matas nebulares e campos de altitude. Existe a possibilidade de no final do terceiro dia irmos dormir em Rancho Queimado.

As espécies observadas são as do roteiro observador iniciante e mais: patos, gaviões, maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), rendeira (Manacus manacus), cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Aves florestais diversas, incluindo especialistas de sub-bosque, de copa, gaviões, tucanos, psitacídeos, beija-flores, jacutinga (Aburria jacutinga), pica-pau-anão-carijó (Picumnus nebulosus), araponga (Procnias nudicollis), corocochó (Carpornis cucullata).

Roteiro observador profissional II9 noites – Ilha de Florianópolis, Serra do Tabuleiro, Urubici e Itapoá. O mais completo dos roteiros envolve todo o estado Catarinense e espécies endêmicas. Inclui atividades do roteiro Iniciante e observador Profissional I. Ao final do 4° dia transfer para Urubici (02 dias), a cidade mais fria do Brasil (-17,8° C). Visitas a mata araucária e campos de altitude. Do 7° ao 9ª dia Itapoá, Reserva Volta Velha. Trilhas na reserva para a observação de Floresta Atlântica de planície e Banhados. Na tarde do 9° dia, retorno a Florianópolis. Principais aves observadas: todas do roteiro Iniciante e Profissional I, mais bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris), maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi). Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), charão (Amazona pretrei), bacurau-da-telha (Caprimulgus longirostris), pica-pau-anão-carijó (Picumnus nebulosus), grimpeiro (Leptasthenura setaria), grimpeirinho (Leptasthenura striolata), pedreiro (Cinclodes pabsti) e outras aves de altitude.

Os roteiros de observação de aves estão sujeitos a condições climáticas.

pousada-vila-tamarindo-turismo-de-aventura-florianopolis-passaros

Os roteiros incluem (Exceto o roteiro turístico):

  • Hospedagem em Florianópolis na Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge.
  • Hospedagem em Urubici em Pousada.
  • Hospedagem em Itapoá na Reserva Volta Velha em pousada rústica, dentro de área de preservação ambiental. Local com mais de 287 espécies de pássaros catalogados.
  • Acompanhamento de ornitólogo especializado na região com equipamento profissional e playback.
  • Seguro de acidentes pessoais nas atividades.
Solicite sua reserva

Trilhas/Trekking
Praias
Vôo Livre
Projeto sócio-cultural de cerâmica
Translate »